sábado, 28 de maio de 2011

A importância do Alongamento muscular


O corpo humano é uma máquina projetada para a ação e o movimento. O grande número de ossos, articulações e músculos existem para realizar essa tarefa. Os músculos, inserindo-se nos ossos por meio de tendões, ao se contrair produzem força.  As articulações são estabilizadas por meio de ligamentos. Ao receberem a força originada pela ação muscular desviam a  sua direção, realizando assim o movimento.  O mecanismo é bastante complexo, envolvendo uma série de músculos agonistas e antagonistas e outras articulações. Porém, para o que desejamos aqui, o importante é estabelecer a referência: o músculo é feito para contrair  e relaxar. 


Por hábitos decorrentes de uma vida social cada vez mais automatizada, a necessidade de locomoção e os movimentos tornam-se cada vez menores, em quantidade, qualidade e amplitude. À parte de outras consequências, renstrijamo-nos aqui ao que ocorre nos músculos, ligamentos e articulações devido ao sedentarismo. Vamos deixar de lado a hipertensão, a obesidade, a baixa na auto-estima, o insuficiente desempenho sexual, o declínio intelectual e outras conseqüências. Não porque não sejam importantes.


A não-utilização do músculo faz com que diminua a sua irrigação sanguínea, o que, cronicamente leva à redução de número de fibras contráteis. Com isso, a diminuição de volume e força. Por estarem intimamente ligados à pele, ocorre a flacidez da pele e também as rugas.


As articulações são continuamente banhadas pelo líquido sinovial, que tem a função de lubrificação, além de nutrição das cartilagens articulares. Com a redução dos movimentos, há menor necessidade de lubrificação, ocorrendo redução do líquido sinovial e, cronicamente, rigidez articular. Processo que causa redução na amplitude dos movimentos e dor.  


Os processos metabólicos resultam em radicais livres que são tóxicos celulares. O seu acúmulo, pela deficiente irrigação sanguínea, vai interferir em outras reações necessárias e vitais. A fim de diluir essa toxicidade ocorre retenção hídrica, levando ao ganho de peso. 

A sabedoria popular conhece bem todo esse processo, denominando-o ferrugem.



Como se pode notar, por esse pequeno e parcial resumo, a inatividade cria um círculo vicioso crescente e insidioso, atuando sempre contra o indivíduo. Ele precede toda e qualquer doença que virá causar no futuro. Pode o indivíduo realizar toda uma bateria de exames, o tão-famoso checkup. Os resultados serão normais.


Alguns exames até serão repetidos, diante do resultado dito como normal e a infinidade de queixas apresentadas. Mas a repetição voltará também como normal. Não houve “erro do laboratório”.É que não há ainda qualquer doença.


O “erro” está nos hábitos de vida. Em acreditar que “atividade física é para atletas”. Está em pedir pizza pelo telefone. Em ir até a padaria da esquina de carro, que fica a cinquenta metros, mas que se roda três km até chegar a ela. De ficar meia hora na fila do elevador para ir até o primeiro andar. De não gostar de um pedaço do bolo, mas dele inteiro. De se alimentar indefinidamente de “lanches”, por alegada falta de tempo. Não existe falta de tempo, mas de interesse. Ou de conhecimento. E outros tantos exemplos que qualquer um pode acrescentar aqui.



Para aqueles que já praticam algum tipo de atividade, mesmo até atletas, o erro pode estar em “gostar” só da modalidade que pratica, ignorando as demais. De crer que jogador de futebol tem que ser “bom de bola”. E o pior de tudo: que existe um dom divino para tal. De agir como se o seu jogo começasse e terminasse apenas no intervalo de tempo em que está em campo para jogar. De pensar que um fundista deve apenas treinar as pernas, já que são as que correm.  De pensar que a força do soco ou do lançamento de uma bola está no punho, de que a extensão de uma passada depende do comprimento dos membros apenas. De pensar que, no restante do tempo da vida “normal” aqueles hábitos não lhe são prejudiciais.



A atividade física é vital para o bem-estar geral, não apenas sem doença.  O treinamento direcionado à prática desportiva eleita é fundamental para que a atividade física aja em favor de quem a pratica e não contra ela. Hábitos nutricionais equilibrados permitem e exigem a atividade física e o melhor desempenho, quando competitiva. E, no princípio de tudo, a necessidade do alongamento muscular constante, diário e de todo o corpo.



Converse com o seu médico sobre o assunto.  Com um Nutricionista. Com o seu personal trainner. Na sua Academia. Com o seu técnico. Converse com você mesmo. 

E, para começar, terminando de ler mais de uma vez, DESLIGUE O COMPUTADOR. Levante-se, estique-se e vá passear um pouco. 
 *********************************************************************
Se você tem perguntas, críticas ou sugestões, mande um post. Se o texto contribuiu em algo para você, clique em "like". E compartilhe com os seus amigos. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Gonzaga.
Abs. Zanfa

dani disse...

olá!!! quero emagrecer e em seguida fazer um trabalho para hipertrofia muscular. gostaria de saber por onde e como devo começar???

Luiz Gonzaga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Gonzaga disse...

Dani Paulino, escreva para alporao@yahoo.com.br