quinta-feira, 31 de março de 2011

Exames importantes para uma prática desportiva mais segura

ESCANOGRAMA

Um tipo de RX, milimetrado e tem a finalidade da mensuração de cada um dos membros inferiores.
A Ortopedia tradicionalmente aceita uma diferença de até um centímetro como normal.  Uma parcela muito pequena da população em geral não apresenta diferença na mensuração. Por ser um processo longo e evolutivo no crescimento, o corpo vai criando adaptações para a correção e o indivíduo geralmente nem tem conhecimento do encurtamento. Por essa razão não se considera, para a vida cotidiana, até um centimetro como uma patologia a ser considerada.
Porém, a Medicina Desportiva é preventiva. Trata das condições prévias ao condicionamento físico e da adequação, quando de patologias prévias e que podem piorar com o exercício físico. Popularmente, os praticantes de atividades físicas, em qualquer nível, procuram um Ortopedista, depois de algum evento desportivo, como torções, estiramentos, etc. E receberá uma atenção curativa

O encurtamento de um dos membros, por mínimo que seja, inaparente e assintomático para a vida cotidiana, quando da prática de atividades físicas certamente apresenta consequências, sendo a principal a dor. E o fator principal é que o corpo já se adaptou ao encurtamento. Ao se imprimir maior impacto e esforço, o mínimo que ocorrerá será a dor. Cronicamente, o encurtamento se manifestará como torções de repetição, dores articulares em tornozelo, joelhos, quadril, coluna e ombros. Ou seja, todo o corpo poderá se manifestar.

Essa a razão da indicação do Escanograma como primeiro e mais importante a ser realizado. Principalmente para iniciantes da prática desportiva. Mesmo aqueles que já praticam qualquer modalidade devem fazê-lo. O importante é conhecer o quantum de encurtamento, já que a correção dele é bastante simples. Um enfaixamento adequado, quando de valores mínimos e o uso de palmilha específica, quando maiores.
Apenas com esse procedimento, o praticante já notará diferenças significativas em seu desempenho e, após a atividade física, em sua recuperação. Muitas e muitas pessoas apresentam rejeição muito grande à prática desportiva e a razão inconsciente é de que ele, depois de praticado apresenta mais males do que bem.
Realmente, não há vantagens em estar se sentindo bem e praticar alguma atividade e, depois dela, apresentar dores, incômodos, demorada recuperação e etc. Ocorre muito frequentemente em crianças, afastando-a do exercício físico. Quando pratica uma determinada modalidade, seu desempenho deixa a desejar, sendo então confundido como uma inaptidão ou incapacidade para aquela modalidade, o que não é correto. 
O exemplo que mais se aproxima dessa situação é aquele em que a pessoa que está habituada e gosta de ler, fazendo-o com determinada frequência. Lentamente, por uma qualquer diminuição da acuidade visual, a leitura passa a ser inconscientemente mais difícil e até dolorosa. Aos poucos a pessoa inconscientemente evitará a leitura.


Então, providencie a realização do Escanograma, se você pretende iniciar um programa de exercícios físicos. Se já os pratica, mais importante ainda. E corrija o quase inevitável encurtamento.

Nenhum comentário: