sexta-feira, 25 de março de 2011

O "atestado Médico"


Para se iniciar qualquer prática desportiva é fundamental que o Médico conheça o condicionamento físico atual, qualquer que seja ele. Toda a atividade física proposta  irá respeitar e partir do conhecimento daquele condicionamento, adotado então como referencial. Esse conhecimento médico é tão fundamental que foi até transformado em Lei: para todo o início de qualquer atividade física, faz-se necessário um “atestado médico”. Atestado médico, no sentido de que o médico atesta aquele conhecimento, via exames clínicos e complementares e considera-se (ou seja, o Médico) apto a propor um programa de treinamento.  

Na prática, não foi que aconteceu e acontece. A exigência de uma folha de papel, denominada de Atestado Médico, com o fim exclusivo de cumprimento de uma legislação, foi no que se transformou aquela avaliação de aptidão, a ser adotada como referencial.

Sabe-se que, na cidade de São Paulo, para exemplificar, há mais de MIL locais destinados à prática desportiva, considerando-se clubes, academias, ginásios, escolas, times e etc. Destes, cerca de meia dúzia possui um Médico apto a fazer aquela avaliação. Nas demais, há apenas a mecânica cobrança de uma folha de papel, assinada por um médico, com o seu CRM, ao que deram o nome de Atestado Médico.O qual foi englobado em nossa dantesca e risível burocracia, que chega ao absurdo de nos solicitar "atestado de que não temos filhos". Assim, o atestado passa a ter o mesmo valor que o seu comprovante de residência. Ou menos.

Essa, uma lastimável realidade. De um lado, eles com uma exigência burocrática, tirando-os da zona de perigo de serem flagrados e multados. Não querem se colocar em risco de perder alguns reais. Do seu lado, futuro praticante ou atleta, sem uma avaliação séria, você está colocando em risco a sua Saúde. Por vezes, a Vida. 

Dentro do clichê “esporte é saúde”, partindo-se de um referencial desconhecido, mesmo apresentando uma folhinha carimbada, TODO o risco é seu. E o “esporte” para você pode ser um infortúnio e o início de muitas e muitas doenças. E a piora da sua condição atual. Qualquer que seja ela.

Há uma série de procedimentos, exames clínicos, exames complementares muito importantes a serem realizados, antes que um Médico se considere apto a escrever e assinar que você está apto a praticar qualque exercício físico que seja. Não há "olho clínico" para isso.

Em outro momento, escreverei sobre quais são esses procedimentos, quando e como fazer.

Ao visitar um local escolhido para a sua prática desportiva, inicio ou continuidade, terapêutica, de lazer, esportiva ou até competitiva, não se impressione com a suntuosidade e riqueza das instalações, coisas de "primeiro mundo" e equipamentos de "última geração".  Preocupe-se em avaliar a seriedade médica da instituição. Se a única exigência for o tal atestado médico (além dos pagamentos da anuidade, claro), encontrável em qualquer esquina a preços módicos, a minha humilde sugestão é que você procure outro local que dê mais valor a sua saúde. A vida é sua. É tudo o que estou apto a afirmar.

Nenhum comentário: